sexta-feira, 31 de março de 2017

AS PANQUECAS!

Cá em casa, gostamos muito de panquecas. Geralmente comemos panquecas ao fim-de-semana, tanto ao pequeno-almoço, como às vezes ao lanche.
A receita, tirei-a da internet, mais propriamente deste blogue e as panquecas ficam deliciosas! Nham, nham!
A única diferença é que acrescento 1 colher de chá de canela à massa e faço metade da quantidade indicada na receita. Como somos só 2 e o Tareco não tem voz em matérias panquecais, faço 8 panquecas, 4 para cada um.
Faço-as numa frigideira pequenina anti-aderente e acompanhadas com café quentinho ou sumo de laranja, não sobra uma para contar a história!
Há uns dias, o Nuno pediu-me para fazer panquecas para o lanche. Lembrei-me já nem sei porquê, que talvez se fizesse as ditas panquecas na sanduicheira, seria mais fácil e rápido.
Fazia 2 panquecas de cada vez, não precisava de as virar...
Agarrei no portátil, pesquisei 1001 receitas de panquecas feitas na sanduicheira/tostadeira, vi tudo de cima a baixo... Tinham bom aspecto, sim senhor!
Assim sendo, lá fui eu toda lampeira para a cozinha, fazer as ditas panquecas.
Em relação à massa, fiz tudo exactamente como costumo fazer. Bati os ingredientes com a vara de arames enquanto a sanduicheira aquecia, passei um papel de cozinha com um bocadinho de óleo na parte de dentro da sanduicheira, para ter a certeza que a massa não pegava e toca a deitar a massa lá para dentro.
As panquecas pegaram? Nope.
Ficaram queimadas? Nope.
Sabiam bem? Iup.
Tornaria a fazer as panquecas na sanduicheira? NÃÃÃÃÃOOOOOO.
E porquê? Hum, hum?
Porque embora tudo tivesse corrido bem, as panquecas ficaram sem aquela cor douradinha que geralmente têm e além disso, ficaram um pouco mais grossas e nós gostamos delas mais fininhas, quase crepes.
Ficaram lindas, com a forma da sanduicheira, mas faltava-lhes carácter. Além disso, tive de as virar à mesma, para ver se ficavam com um pouco mais de corzita e coziam bem dos 2 lados.
Por isso, volta frigideirazinha, estás perdoada!
;D
O Nuno quis as dele sem nada. Eu coloquei mel por cima das minhas.
Mal ele pôs a 1ª garfada na boca, pediu mel também para as dele!
E vocês, já experimentaram alguma vez fazer panquecas na sanduicheira/tostadeira?
Um bom fim-de-semana e façam umas panquequinhas para o lanche!
:D

12 comentários:

Lisa disse...

Não fazia ideia que se podiam fazer panquecas na tostadeira... sempre a aprender :)
Eu sempre fiz na frigideira mas cá em casa preferimos waffles a panquecas e acabamos por comer estas mais vezes.
Bom apetite!

AvoGi disse...

Ui, parece que estou a ler o blogue da mihha filha.
Ela tb faz panquecas ao domingo com a ajuda dos filhos
Kis :=}

Aventura Decoração disse...

Pode ser difícil de acreditar, mas nunca comi panquecas.....
Mas há algum tempo que ando com vontade de experimentar, tenho de guardar esta receita.
Beijos.
Ana Silva.

Isa Sá disse...

Eu confesso que não gosto de panquecas...


Isabel Sá
Brilhos da Moda

Ana disse...

Ideia muito original, muito bom aspeto.
Obrigada desde já por ter encontrado meu blog.
Um beijinho muito grande.

fabi Aguilar disse...

Looks yummy!!!!

www.lacaleya.com

redonda disse...

Nunca experimentei fazê-las de uma maneira ou da outra, talvez um dia :)
um beijinho, bom final de Domingo e uma boa semana|
Gábi

Catarina disse...

Aqui em casa adoramos panquecas, crepes e afins. Ao pequeno almoço, ao lanche, tanto faz.
Já fizemos várias receitas e não houve uma única que não tivesse sido aprovada.😄
Mas na sanduicheira nunca experimentei.
Mas que as tuas ficaram bem giras, la isso ficaram.
Beijinho querida. Tem uma boa semana.

Isa Sá disse...

A passar por cá hoje para desejar uma ótima semana!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

PINTA ROXA disse...

Olá Paula so venho dizer que os vazinhos de ceramica são do lidl. ( costuma haver todos os anos )estou sem tempo, depois venho cá para ver a tua postagem.
beijocas

O Cantinho da Fia disse...

Eu não sabia que se podiam fazer panquecas na tostadeira, mas eu também gosto delas assim mais tostadinhas, por isso o melhor é usar a frigideira ;)
Beijinho

PINTA ROXA disse...

Não, eu faço- quer dizer faz quase sempre a Joana- na frigideira.
biju biju