terça-feira, 4 de abril de 2017

A BABA DO CAMELO!

O Nuno andava há uns tempos a pedir-me para fazer baba de camelo. Ontem fomos ao Jumbo e compramos leite condensado cozido magro da Nestlé. Foi a 1ª vez que fiz baba de camelo com este leite.
Geralmente, costumo comprar leite condensado magro normal e cozo em casa, numa panela com água a ferver.
Como não tenho panela de pressão, costumo cozer durante 1h e achei que o preço da lata de leite, apesar de ser mais cara, iria compensar.
Hoje à tarde, pusemos os 2 mãos à obra e fizemos a baba de camelo.
Numa tigela batemos 5 claras em castelo (costumo colocar sempre umas pedrinhas de sal, para ajudar a encorpar as claras) e noutra, colocamos as 5 gemas, juntamente com o leite condensado cozido.
Como o leite cozido é um pouco duro, desfiz primeiro com um garfo e em seguida, o Nuno bateu-o juntamente com  as gemas, com a batedeira.
Finalmente, foi só juntar as claras em castelo ao preparado et voilá, baba de camelo prontinha!
:D
Foi colocada em tacinhas e já está ali no frigorífico, à espera de chegar a hora do jantar! :P
A avó do Nuno também gosta muito de baba de camelo, mas não a come por causa do nome. Diz que assim que ouve alguém dizer baba de camelo, imagina logo um camelo a babar-se eheheheheh!!!
E vocês, também gostam de baba de camelo?

16 comentários:

Janita disse...

Ó Paulinha, canudo, então já mudasti o nome ao estaminé?
Bem podia procurar pelos bolos de creme. Tive de vir através do teu comentário. Fazes bem, mudar é preciso.:) Mas vou levar o link.

Adoro baba de camelo e uso sempre o leite condensado magro previamente cozido e comprado em latas. Há muito, muito tempo atrás é que era uma trabalheira ter de o cozer na panela de pressão, para fazer a baba ( que raio de nome para um doce tão bom) ou outra sobremesa onde ele entre.

Fico contente de te ver de novo pela blogo. Eu assentei arraiais e acho que, se não houver nada de grave que me impeça, só largo isto quando for para os anjinhos. :)

Beijinhos, Paulinha.

Ana disse...

Cá em casa adoramos baba de camelo, mas eu cozo o leite condensado.
Adoro comer leite condensado morninho à colherada.
Desde miúda que a minha mãe e a minha tia, trituravam morangos, colocavam no congelador para solidificar, para mais tarde acompanhar com a baba de camelo.
Assim tínhamos o contraste do doce com o ácido do morango.
Já tenho água na boca.
bjs

Isa Sá disse...

Eu não gosto desse doce!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

PINTA ROXA disse...

Hum.. e eu que sou tão gulosa não gosto de baba de camelo .
P.s - para quando o teu 2º- livro??

Experiências e Constatações disse...

Que maravilha! Acho que gosto de quase tudo que tenha leite condensado.
Bem... eu sou suspeita, porque sou uma gulosa de primeira!

redonda disse...

Agora ia bem uma...ou duas :)
Parece mesmo boa

um beijinho

Gábi


carla capricho disse...

Hummm que aspeto delicioso :) isto é para ficar já com água na boca ...
beijinhos

Catarina disse...

UII que tentação! Não sou a maior fã deste doce, mas confesso que de vez em quando a sogrinha faz e eu pimbas!
Beijinho grande minha querida!

Cantinho da Gaiata disse...

Confesso, que adoro esse doce, embora tenha um pouco de medo por os ovos não serem cozinhados, mas uma vez por outra lá marcha e bem.
Beijinhos

Aventura Decoração disse...

Eu adoro esse doce, mas faço com natas em vez de usar ovos.
Beijos.
Ana Silva.

AvoGi disse...

Não gosto. É demasiado doce
Kis ;:=}

Debbie disse...

YOur dessert sounds wonderful despite the name. LOL!

Isa Sá disse...

A passar por cá hoje para desejar um bom fim de semana!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

O Cantinho da Fia disse...

Eu gosto de todos os ingredientes, mas tenho o mesmo problema que a avó do Nuno: o nome desse doce deixa-me logo sem apetite :p

Beijinhos

Catarina H. disse...

Nunca experimentei fazer. Quando me apetecer já sei, uso a tua receita ;) Obrigada pela partilha.
Beijinhos e boa semana!

Cátia Ferreira disse...

Também gosto muito! Beijinhos